A Aprendiz

A Aprendiz é o segundo volume da Trilogia do Mago Negro, para quem não leu o primeiro volume, O Clã dos Magos (resenha aqui), esse post possui spoilers!



Título: A Aprendiz
Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 544
ISBN: 9788581630250
A leitura de A Aprendiz foi maravilhosa, definitivamente muito melhor que o primeiro volume da Trilogia e as páginas do livro, que são muitas, passaram voando e eu estou super ansiosa para ler o último livro da Trilogia e desvendar todos os mistérios, além de saber quais serão os desfechos dos personagens (alguns pelos quais me apaixonei). 

Rothen, o guardião de Sonea e o mago que se provou gentil e bondoso, ensinou Sonea tudo o que ela precisava para começar na Universidade. Ela já se encontrava no Clã há 5 meses, quando os magos convenceram os Ladrões a entregá-la a seus cuidados. Sonea percebeu através de Rothen que nem todos os magos eram os monstros cruéis e egoístas que os moradores das favelas acreditavam que fossem. 

Sonea estava nervosa com a Cerimônia de Aceitação, lá encontraria os filhos e filhas das Casas e eles seriam seus futuros colegas de classe. O que iriam pensar de uma aprendiz que não pertencia a nenhuma das grandes Casas? 

Durante a Cerimônia os magos podem pedir a guarda de um aprendiz e Rothen pede a de Sonea, enquanto Akkarin, o Lorde Supremo e líder do Clã nunca mostrou interesse em orientar o aprendizado de um aluno. 

Akkarin era jovem, mas sua presença inspirava enorme respeito. Além disso, o Lorde Supremo era incrivelmente forte e, como alguns diziam, sua força era maior do que a de todo o Clã junto. No entanto, apenas Sonea, Rothen e o Administrador Lorlen, outrora melhor amigo de Akkarin, sabiam a verdade: antes de ser entregue ao Clã, Sonea e seu amigo Cery haviam explorado o Clã uma noite e a garota acabou vendo Akkarin realizando um ritual estranho. Apesar de não entender o que tinha visto, o Administrador fez uma leitura da verdade nela e viu sua memória daquela noite, reconhecendo o ritual, que se tratava de magia negra. 

Magia negra era crime e magos normais não sabiam nada sobre ela, apenas que era proibida. Magos Superiores sabiam apenas reconhecê-la. E os três, de acordo com Lorlen, resolveram não contar nada a ninguém, afinal Akkarin poderia acabar com todos se soubesse que outras pessoas conheciam seu segredo. 

Enquanto isso, Dannyl, um personagem que adorei no primeiro volume e pelo qual me apaixonei em A Aprendiz, tem uma participação muito maior neste segundo volume. Nomeado Segundo Embaixador, Dannyl viaja pelas Terras Aliadas, e é extremamente interessante conhecer estes lugares tão diferentes. Além de cumprir com suas obrigações como Segundo Embaixador, Dannyl é escolhido por Lorlen para refazer a jornada de Akkarin (sem que Dannyl soubesse do verdadeiro propósito) para ter as respostas para as suas perguntas e uma chance para confrontar Akkarin. 

As aulas de Sonea começam e apesar de já estar adiantada, precisa esperar seus colegas alcançarem o que já havia aprendido, por isso passava a maior parte do tempo lendo livros ou observando os aprendizes realizarem suas lições em sala de aula. Nenhum aprendiz falava com Sonea, enquanto Regin dominava todas as atividades sociais. Ele tinha um tom de autoridade que fazia com que todos concordassem com o que ele dizia. Sonea apenas não esperava que as investidas de Regin seriam tão cruéis contra ela. Até mesmo os professores não gostavam de Sonea devido as suas origens. 

Para evitar Regin e sua turma, Sonea resolve estudar para se juntar aos aprendizes da turma de inverno. Como ela já está em um grau avançado e tem Rothen para lhe ajudar, Sonea passa para a turma de inverno que não a trata mal, mas também já possui grupos formados. No entanto, durante os intervalos entre as aulas, Sonea precisa ficar se desviando de Regin e seus amigos para não sofrer mais insultos ou cair em peças de mau gosto. Para o desespero de Sonea, um rumor toma conta do Clã, fazendo-a sair dos aposentos de Rothen e ir morar nos Alojamentos dos Aprendizes. Ainda por cima, Regin passa para a turma de inverno, ameaçando aqueles que se aproximarem de Sonea e suas agressões passam a se tornar físicas. Sonea ainda pode conversar com Rothen e conhece seu filho, Dorrien, um Curador com quem Sonea se identifica muito e acaba lhe fazendo companhia por algum tempo. 

Para seu azar, Akkarin descobre o segredo que os dois magos e a aprendiz guardam, solicitando, assim, a guarda de Sonea, que vai morar com o Lorde Supremo, que proíbe a comunicação entre os três. 

Regin e seus amigos não ficam receosos com a idéia de machucar Sonea apesar de seu guardião ser o Lorde Supremo e Sonea não pede sua ajuda por temê-lo. 

Enquanto isso, Lorlen descobre que está acontecendo uma onda de assassinatos na cidade, assassinatos um tanto estranhos, que parecem envolver magia... 

Sonea está mais madura neste volume e conhecemos um pouco mais da intimidade de certos personagens. Akkarin continua um mistério, não consigo me decidir "em qual lado da força" ele está. Também tenho curiosidade com relação ao passado de Sonea, mais especificamente sua família, afinal sua mãe morreu e seu pai fugiu e ela foi criada pelos tios. Estou louca para saber como será o desfecho da história de Dannyl e gostei muito deste volume pelo fato da autora abordar temas tão atuais. 




Janeiro - Tema Livre

17 comentários:

  1. Olá Paula.
    Ainda não li "O clã dos magos", mas está na lista, então não li toda a resenha por conta dos spoilers, mas o pouco que passi a vista achei bem interessante. Um lorde supremo dando vacilo, coisa feia.
    Fico bem feliz em saber que melhora, pq muitos concordam com vc em dizer que o primeiro foi um tanto arrastado.
    E quem diria até magos cursam faculdade. =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Humm não me interessei por essa série de livros. Mas que bom que vc gostou, boas leituras!

    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Louca para ler esse livrooooooooooooooooooooooooooooooooo *-*
    Ainda nem comecei a ler a Saga, mas como o tema fantasia é o meu preferido, tenho certeza que vou amar. A resenha ficou ótima.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Já conheço essa trilogia, e estou muito curiosa para ler. Não é a primeira resenha que eu vejo falando que o segundo volume é melhor que o primeiro. Bom, não vejo a hora de ler essa trilogia que parece ser incrível. Adorei a resenha :)

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tenho certeza que a resenha está maravilhosa mas como você disse tem spoiler e eu ainda não li o primeiro e pretendo por isso essa resenha eu dispenso. ^^

    ResponderExcluir
  6. super interessante essa trilogia, to pensando em dar de presente para um amigo, a historia do livro lembra um pouco uns jogos que ele gosta..

    ResponderExcluir
  7. Não li totalmente pra não cair nos spoilers porque ainda não li nenhum livo desta trilogia, que no início, confesso que não tive nenhum interesse, mas agora estou me convencendo a comprá-la! :D

    ResponderExcluir
  8. Nossa, estou louca por essa trilogia, desde o 1º livro me apaixonei pela história.
    Também não li toda a resenha por causa dos spoilers, pois essa série eu pretendo ter e ler o mais breve possível!!

    ResponderExcluir
  9. é bem forte esse livro a capa é incrivel, estou louca para ler, quando entro no blog minha curiosidade fica a flor da pele

    ResponderExcluir
  10. Apesar dos spoilers, não me importei em ler. Quando eu ler o clã dos magos já vou ter esquecido *--*

    Esse negocio de magia negra me lembrou RPG, adorava ser mago o/

    O livro deve ser ótimo

    ResponderExcluir
  11. Eu li o primeiro livro mas estou em dúvida se compro o segundo ou não... Não me interessei muito na história, mas fiquei um tanto curiosa pela continuação.

    ResponderExcluir
  12. Mesmo com tanta gente louca por essa série..
    Eu naoo sinto nenhuma vontade d ler... nao sei pq, mas nao despertou interesse em mim...

    De repente eu mude d idéia, depois d tanta gente falando bem...
    vamos ver...rs

    bjinhooos

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não tive a chance de ler essa série, mas faz tempo que desejo. Os livros parecem ser muito bons, porque não faltam elogios.
    Que bom que nesse volume a personagem melhora, espero que o próximo (e final) seja ainda melhor.
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi tanto sobre esses livro e até agora não tive a oportunidade de ler.
    Mas só a capa já chama a atenção!

    ResponderExcluir
  15. Confesso que essa trilogia não me chamou tanto a atenção mas adorei a resenha. Vou tentar dar uma chance ao livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Li o primeiro volume e gostei, não amei, mas pessoas que conheço também acharam este livro bem melhor. Está adicionado a minha lista de 'vou ler' eem 2013.

    ResponderExcluir
  17. Não li a sua resenha, confesso. Mas tem um motivo, sei que vai falar do primeiro livro, e eu não li ainda, sim AINDA, pq só pelo o inicio da resenha, e falando o quanto espera pelo terceiro livro fiquei bastante curiosa, mesmo que não faça meu estilo.

    ResponderExcluir