O Lorde Supremo


Título: O Lorde Supremo

Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 624
ISBN: 9788581631486

Essa é a resenha do último volume da Trilogia do Mago Negro. Para quem não leu O Clã dos Magos e A Aprendiz, esse post possui spoilers.


Fazia um ano desde o Desafio, onde Sonea lutara com Regin e ganhara. O garoto tinha um comportamento de um perdedor cortês e digno agora e Sonea não sofria mais com suas agressões ou com a sua gangue. Além disso, ela havia conseguido ganhar o respeito de alguns aprendizes e da maioria dos professores. No entanto, nem tudo havia mudado. Muitos aprendizes tentaram incluir Sonea em suas conversas mas a garota sabia que qualquer amigo que ela fizesse  poderia ser usado contra ela pelo Lorde Supremo e as pessoas que já sabiam sobre as práticas de Akkarin foram afastadas dela, como Rothen e Lorlen. 

Sonea não conseguia parar de pensar no que presenciara na sala subterrânea na residência de Akkarin: vira o Lorde Supremo matar um homem com magia negra e ele afirmara que o homem era um assassino sachakano que fora enviado para matá-lo. 

Mas por que não entregá-lo ao Clã? Akkarin respondeu à Sonea que aquele homem e sua laia sabiam coisas sobre ele que preferia que o Clã não soubesse. Além disso, essas pessoas queriam vê-lo morto, mas por quê? Akkarin apenas respondeu que os sachakanos ainda odiavam o Clã, mas também o temiam e de tempos em tempos mandavam um assassino para testá-lo. 

Sonea sabia, assim como qualquer outro aprendiz do terceiro ano, que os kyralianos tinham ganhado a guerra formando o Clã e compartilhando conhecimentos mágicos. Sete séculos depois da guerra entre o Império Sachakano e os magos kyralianos, o Império havia basicamente desaparecido e grande parte de Sachaka permanecia uma terra desolada. 

Não era difícil acreditar que os sachakanos odiassem o Clã. Diferentemente de Kyralia, Elyne, Vin, Lonmar e Lan, Sachaka não se sujeitava ao acordo de que todos os magos deveriam ser ensinados e regulados pelo Clã. Mas se esses magos sachakanos fossem uma ameaça, definitivamente o Clã saberia disso. 

Para Sonea, isso poderia ser o motivo de Lorlen não ter pensando em um forma de se livrar de Akkarin ainda. Quem sabe o Administrador soubesse que o Lorde Supremo tinha um bom motivo para usar magia negra.

"Não", ela pensou. "Se os motivos de Akkarin fossem honrosos, eu não seria sua refém. Ele seria capaz de provar que seus motivos eram bons, ele teria tentado, em vez de ter dois magos e uma aprendiz constantemente tentando encontrar uma forma de derrotá-lo". (p. 19)

E qual era o papel de Takan nisso tudo? O empregado do Lorde Supremo era sachakano e em muitas ocasiões chamava Akkarin de "mestre" em vez de "meu lorde". 

Enquanto isso, Dannyl retornara ao Clã e a especulação sobre a orientação sexual de Tayend, o acadêmico que havia se tornado amigo e assistente de Dannyl durante suas pesquisas, desaparecera poucas semanas depois de começar. Todos sabiam que os elynes adoravam uma fofoca e o motivo pelo qual os boatos sobre os gostos dos amantes do assistente haviam chamado a atenção dos magos do Clã era porque Dannyl havia sido acusado na juventude por se interessar por outros homens. Em Elyne as pessoas não ligavam para isso, no entanto, em Kyralia, as pessoas não encaravam muito bem, especialmente quando se tratava de um mago. 

Mas Akkarin faria os rumores voltarem. O Lorde Supremo descobrira que um pequeno grupo de cortesões elynes esforçavam-se em aprender magia sem ajuda ou conhecimento do Clã. Como um deles agora havia conseguido desenvolver seus poderes, o Clã tinha o direito e o dever de lidar com eles. Para isso, Dannyl deveria chegar ao grupo e persuadi-los, mostrando que era de confiança e seu relacionamento com Tayend, sugerira Akkarin, seria muito útil, já que seria uma forma do grupo aceitar Dannyl e, se necessário, uma ferramenta para chantageá-lo. É claro que Akkarin dizia que iria desfazer o mal-entendido quando tudo estivesse resolvido. 

Akkarin passa a entregar livros para que Sonea leia. Ela fica impressionada com os manuscritos, muito antigos, especialmente com o diário de Lorde Coren, o arquiteto que projetara grande parte dos prédios do Clã. Os livros deveriam ser um segredo entre eles e mantidos em um local seguro. Mas por que ele estava mostrando-lhe aqueles livros? Um deles era um registro do dia a dia de um Clã muito mais jovem e menor que o atual. O Clã descrito nele parecia bem diferente do que Sonea conhecia: magos aceitavam aprendizes em troca de dinheiro ou de ajuda, eles também se fortaleciam extraindo magia de seus aprendizes, o que significava que usavam magia negra. 

Pasma, Sonea leu que chamavam de magia superior. Mas após a destruição causada por um mago e sua morte, a magia superior foi banida e começou a ser chamada de magia negra. 

"Bocejando, cobriu os livros de Akkarin com suas anotações e então colocou sua roupa de dormir, enfiou-se debaixo do cobertor e caiu num sono cheio de cenas de pesadelos, com magos sedentos por poder atacando gado e aldeões". (p. 72)

Lorlen continuava se encontrando com o Capitão Barran para analisar as vítimas mas ficou surpreso quando encontrou um assassino morto na Casa da Guarda. 

Os assassinatos continuavam e ainda por cima havia um matador de assassinos andando por aí. Seria outro mago negro ou o próprio Akkarin? 

Alguém que Lorlen não imaginava suspeitava que havia um propósito mais profundo para o trabalho que fora encarregado. Se seus feitos se voltassem para o bem ou para o mal... era difícil de saber. Os homens que ele caçava mereciam aquele destino. Cery não sabia tudo sobre todo aquele negócio horrível, mas sabia mais do que qualquer outro na cidade. Cery agora tinha uma outra reputação entre os líderes do submundo, era, realmente, um Ladrão. 

Uma mulher sachakana vai ao encontro de Cery. Savara diz que pode ajudar a caçar os assassinos, o que significa que ela sabe mais do que muita gente. 

""E eu deveria contar a ele?", Cery pensou. Comunicar algo além das mensagens em código combinadas exigiria um encontro, e ele não iria arranjar um, a não ser que fosse absolutamente necessário. Isso era importante o suficiente?
Uma mulher sachakana que tinha contatos em sua terra natal. É claro que era. 
Mas algo fez Cery se deter. Talvez ele devesse esperar e primeiro ver se ela se provava útil. E ele tinha que admitir, não gostava de consultar outra pessoa toda vez que mudava ligeiramente de tática. Mesmo que tivesse uma grande dívida com essa pessoa.
Era hora de ele pensar em algumas estratégias próprias". (p. 51)

Rothen andava preocupado com Sonea, sem saber o que acontecia com ela, já que os dois não se falavam. Por outro lado, Akkarin parecia diferente e era difícil vê-lo com seu jeito de agir informal. Ele acabou contanto a Sonea tudo o que lhe ocorrera enquanto esteve fora do Clã. Percebera que o relato o envergonhara e era algo que ele gostaria de esquecer. Mas aquilo era demais para Sonea, uma torrente de informações que a deixaram desnorteada. Ela tinha muito no que pensar...

"- Você quebraria seu juramento com tanta facilidade?" (p. 148)
"- Parabéns, Sonea - ele disse num tom calmo. - Você agora é uma maga negra". (p. 179)

Os Magos Superiores descobriram que Lorde Jolen havia sido assassinado com a sua família e criados e conseguiram reconhecer que as mortes foram causadas por magia negra. Além disso, uma testemunha vira alguém vestido como Akkarin deixando a casa e na mão de Lorde Jolen estava um retalho da túnica do Lorde Supremo. A residência de Akkarin estava vazia e os magos entraram lá e encontraram livros de magia negra, incluindo no quarto de Sonea. 

O Lorde Supremo e Sonea foram presos e esperavam pela Audiência. Ele colaborou e contou tudo o que havia revelado para Sonea, falando sobre os ichanis, párias que vivem em terras desoladas, magos negros com escravos que todos os dias tomam poder deles. Mas nenhum daqueles magos no salão havia ouvido falar sobre esses ichanis. A história parecia um absurdo. 

Akkarin e Sonea foram expulsos do Clã e de Kyralia e enviados para a terra não aliada mais próxima: Sachaka. Apesar de Akkarin e dos outros magos insistirem para que Sonea permanecesse no Clã, ela não quis. 

Agora restava saber se Akkarin falara a verdade e os magos tomaram a pior decisão de todas ou o ardiloso Lorde Supremo enganou Sonea e sua idéia de acompanhá-lo foi uma verdadeira estupidez que colocaria sua vida em risco.

Confesso que não me empolguei muito com o primeiro volume, O Clã dos Magos, mas o segundo livro, A Aprendiz, me fez virar fã da Trilogia, fazendo com que não visse a hora de ler o terceiro e último volume, O Lorde Supremo

O terceiro livro é maravilhoso, com uma narrativa fluida e que faz com que as páginas passem voando. Tem romance, ação, descobertas, questionamentos etc., que deixam a trama sempre em um estado de "e agora?". Muitas coisas podem ser trazidas para a vida real: o comportamento dos magos é um exemplo disso. Apesar de ser uma história voltada para a fantasia, traz ótimos argumentos que podem ser levados em conta hoje em dia. 

Só não dei 5 estrelas para o livro pois o final me decepcionou. A autora respondeu o porquê desse final, mas não me convenceu. Tem muitos furos, faltam respostas... acabei me sentindo um pouco no vácuo. E tem uma coisa que a Trudi fez que eu não vou perdoar! 

Mas analisando os três livros em geral, gostei bastante da Trilogia. Me empolguei, ri, chorei, fiquei cheia de dúvidas acerca dos mistérios que vão se desenrolando durante a trama... enfim, ao todo dou 4 estrelas para a Trilogia. 

A autora escreveu outra Trilogia: The Traitor Spy, que se passa vinte anos depois dos acontecimentos de O Lorde Supremo. Não sei se a Novo Conceito irá publicar os livros por aqui.

The Ambassador's Mission
The Rogue
The Traitor Queen

13 comentários:

  1. Minha nossa, eu me apaixonei pelo livro, já adorei a capa e ainda mais que tem esses negoçios de clãn magos etc.. Não vejo a hora de ler !!

    ResponderExcluir
  2. poxa pena que o final nao foi tão bom pra vc né ):

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma série que estou querendo muito ler mas para iso terei que ler os outros dois. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. eu to louca para ler essa serie, mais ainda nao li nenhum dos livros..adorei a resenha me deixou com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Só li as ultimas linhas da resenha, por causa dos spoilers. Pena que teve furos, odeio quando isso acontece :/

    ResponderExcluir
  6. Eu quero realmente ler essa série, parece ser muito legal. Vi em uma livraria e me apaixonei, estou doida para lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, eu ainda não comecei a ler a série, então não tenho como dar muitas opiniões. Mas o gênero é o meu preferido, então tenho certeza que vou gostar.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoro essa fantasia toda*-* Tenho um amigo apaixonado por essa série que sempre me fala muito bem e recomenda. Estou muito ansiosa pra lê-la. Por causa dos spoilers, aqui só vi o book trailer e li sobre a sua opinião, gosto de surpresa absoluta haha E o fato de você ter ficado decepcionada com os motivos não esclarecidos convincentemente só me fez ficar mais curiosa, poxa D: Eu também me irrito com isso.. mas se a história e o modo que foi escrito forem bons o bastante, eu nem ligo, no final das contas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Flor...
    Não é muito meu gênero de leitura. Li várias resenhas e a sua foi fechando o circulo e foi me dando a curiosidade necessária para pesquisar e colocá-lo em minha lista de leituras.
    Parabéns pela sua resenha!

    ResponderExcluir
  10. Não vejo a hora de ler, todos estão falando tanto dele e eu aqui só na vontade... Pra falar a verdade eu nem comecei a ler a trilogia, mas estou querendo muito, amo essa fantasia que a história traz!! E pelo que entendi ouve uma "reviravolta" nesse ultimo livro, o que só me fez querer ler ainda mais... Sua resenha me deixou com mais vontade de ler, mesmo você não gostando do final, eu preciso ler, haha'

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não é o meu gênero Paula, mas li vários comentários positivos...

    ResponderExcluir
  12. Essa resenha só me fez ficar com mais vontade ainda de ler esse livro.^^ Preciso comprar logo.

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha e como você expôs aquilo que achou. Achei sua escrita envolvente. Já ouvi falar bastante desse livro e espero ter a oportunidade de lê-lo. Eu simplesmente amei a capa e estou muito curiosa com o livro.

    ResponderExcluir